foto-digulgacao-alianca-5-c-morgana-narjara

Homenagem aos 150 anos da Comuna de Paris

No ano de 2021, em tempos pandêmicos, a cena da Comuna parisiense renasce em sarau promovido pela Aliança Francesa. O evento vai trazer trechos da peça Pour Louise ou a desejada virtude da resistência e músicas da mesma montagem, além do lançamento do EP com as canções do espetáculo. Após a sessão, será realizado um debate. Ingressos gratuitos.

SINOPSE

A revolucionária Louise Michel foi um dos símbolos da Comuna de Paris, uma iniciativa que teve uma série de reivindicações progressistas quando foi criada em 1871, 150 anos atrás. Para celebrar a data, a Aliança Francesa SP traz Sarau: Pour Louise ou a Desejada Virtude da Resistência que reúne trechos da peça homônima costurados por músicas da mesma montagem, além do lançamento do EP com essas canções ao final do evento. A atriz octogenária Beatriz Tragtenberg é um dos destaques do espetáculo que homenageia Louise Michel. A atividade online será no dia 28 de maio, sexta-feira, às 20h. Os ingressos são gratuitos e podem ser reservados via Sympla.

Os fragmentos da peça teatral tem direção dramaturgia de Luciana Lyra, atuação de Beatriz e Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulinho Brandão e Paulo Tó. O EP tem produção musical e mixagem do álbum assinados por Paulo Tó, coro e instrumentação executados por Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulo Tó e Paulinho Brandão.

A peça teve sua estreia em 2018, no Espaço da Cia. do Latão-SP, e retrata quando o povo de Paris assume uma revolução contra a burguesia e o Império, e instala um governo autogestionário. É baseada nos livros Memórias e História da Comuna de Paris, ambos de Louise Michel, levando a sua própria voz para o palco. A peça revela também as importantes realizações que foram implementadas pela Comuna de Paris e que estavam ocultadas pela historiografia tradicional.

Celebrações pela AFS: 

A Aliança Francesa BH também relembra o fato histórico por meio do Clube do Livro “Ler e Inspirar”, no dia 22 de maio, às 10h30, pela plataforma Zoom. Para o encontro virtual, é proposta a leitura da obra de Louise Michel, La Révolution en Contant. É necessário fazer inscrição por meio do e-mail cultura@aliancafrancesabh.com.br para participar.

A Aliança Francesa Rio de Janeiro, com o apoio da Embaixada da França no Brasil, lança o canal de podcasts AFluência, com foco na difusão de conteúdo pedagógico e cultural sobre a língua francesa e seus falantes. O canal irá reunir diferentes tipos de produções em áudio, como entrevistas com artistas e profissionais franceses e brasileiros, leitura de livros em francês, cápsulas com dicas para aprender o idioma e muito mais.

Pelo portal AFluencia é possível escutar 2 audiolivros, em francês, sobre a Comuna de Paris – os próprios escritos da Louise Michel (Contes et Légendes) e L’insurgé, de Jules Vallès, que conta a trajetória de Jacques Vingtras no momento da chegada do exército de Versailles e cenas da Semana Sangrenta.

www.rioaliancafrancesa.com.br/afluencia

 

Este evento é apresentado pela Ticket, uma marca Edenred e tem realização da Aliança Francesa de São Paulo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura Municipal de São Pauloalianca-arte-1

Sobre A Comuna de Paris

A guerra com a Prússia trouxe resultados desastrosos para os franceses, aumentando a pobreza, o que levou os trabalhadores e as classes médias-baixas a defender uma república democrática e mais justa. Desse modo, em março de 1871, os trabalhadores parisienses pegaram em armas e criaram a Comuna de Paris: um órgão de governo formado por representantes da população trabalhadora, eleitos por voto direto, formando seu próprio governo local.

Entre as principais reivindicações da Comuna estavam a igualdade civil entre homens e mulheres; separação entre Igreja e Estado; voto das mulheres (sufrágio universal); jornada de trabalho de 10 horas e aumento de salários; imposto justo que taxasse principalmente os mais ricos; educação gratuita.

A revolucionária Louise Michel foi considerada a representante maior da força feminina da Comuna, na qual as mulheres tiveram papel essencial não só na defesa das pautas e suas reivindicações, mas também na luta armada. Em 21 de maio de 1871 começa a chamada “Semana sangrenta”, quando tropas militares ocuparam Paris, com apoio da burguesia, executando brutalmente os communards, levando ao fim do movimento em 28 de maio.

SERVIÇO

 

Sarau: Pour Louise Ou A Desejada Virtude Da Resistência

(Fragmentos da peça teatral e lançamento das canções originais)

Data: Sexta-feira dia 28 de maio às 20h (duração peça 40min + 60min debate). Gratuito, via Zoom

Acessibilidade: intérprete de Libras. Inscrições via www.sympla.com.br/teatroaliancafrancesaonline

 

 

 

FICHA TÉCNICA

Concepção do projeto da peça teatral Pour Louise: Beatriz Tragtenberg. Direção e dramaturgia: Luciana Lyra. Direção musical e músicas originais: Paulo Tó e Mariana Mayor. Atuação: Beatriz Tragtenberg, Lucila Tragtenberg, Mariana Mayor, Larissa Galvão, Paulinho Brandão e Paulo Tó. Indumentária: Laura Andreato. Produção: Luciana Lyra e Mariana Mayor. Fotografias: Morgana Narjara. Agradecimentos aos parceiros e às parceiras de Pour Louise: Clara Figueredo, Jorge Ferreira Silva, Érika Rocha e Natália Siufi.

.

.

.

.

.

.

Este evento é apresentado pela Ticket, uma marca Edenred e tem realização da Aliança Francesa de São Paulo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura e Prefeitura Municipal de São Paulo