respirez-en-francais-mini

Francofonia 2021

A programação online para celebrar o Dia Internacional da Francofonia tem debate sobre o filme Maioria Oprimida, com a diretora francesa Éleonore Pourriat e Bruna Rangel (@naokahlo); contação de história A Força da Palmeira; leitura da peça Entre Quatro Paredes, com o Grupo Tapa; espetáculo de dança Platô ; bate-papo e análise da série Lupin (Netflix), entre outras atrações gratuitas

SINOPSE

Com a missão de promover a língua francesa e sua diversidade cultural, assim como apoiar a educação, os direitos humanos e cooperar com o desenvolvimento duradouro e a solidariedade, o dia 20 de março foi estabelecido como o Dia Internacional da Francofonia. Para celebrar a data, a Aliança Francesa apresenta uma programação dedicada de 19 a 26 de março. O público pode conferir gratuitamente um leque de atrações online com dança, cinema, contação de histórias, ateliês, webinars e atividades para aprimorar o aprendizado na língua francesa. A inscrição é feita pelo site Sympla.

O tradicional Cine-Conversa está de volta com um debate a partir do curta-metragem Maioria Oprimida com a diretora francesa Éleonore Pourriat e Bruna Rangel, editora de conteúdo, autora e colunista do @naokahlo; os pequenos podem conferir a contação de histórias A Força Da Palmeira; o Grupo Tapa faz uma leitura online da peça Entre Quatro Paredes, de Jean-Paul Sartre; a iN SAiO Cia. de Arte mostra o espetáculo de dança Platô ; entre outras atrações.

O objetivo do evento é atrair não só os amantes da língua francesa, mas aproximar novos interessados no idioma e nas culturas francófonas. Atualmente, de acordo com dados do Observatoire de la langue française, mais de 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, e 80 Estados, governos membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) se apoiam para uma relação de cooperação.

PROGRAMAÇÃO:

Vídeos “Dis-moi 10 mots qui ne manquent pas d´air”

Divulgação nas redes sociais @aliancafrancesasp

Cada ano, uma operação chamada “Dis-moi 10 mots” (literalmente: “Me diga 10 palavras”) é lançada anualmente no mês da Francofonia, com uma temática diferente. Este ano, as 10 palavras escolhidas pelo Ministério da Cultura da França estão relacionadas ao ‘ar’. Serão lançados a cada 15 dias, a partir do 20 de março, vídeos com uma das palavras, com encenação, explicação da pronúncia e do significado pelos professores da Aliança Francesa. O público pode enriquecer estes vídeos através dos seus conhecimentos sobre outras palavras e expressões em francês.

Webinar “A francofonia, c’est quoi?

Segunda-feira, 19 de março, às 19h

Neste bate-papo, Suzana Tomei Toniato, Gerente de Ensino da Aliança Francesa de São Paulo, propõe uma troca de ideias sobre o mundo francófono, uma vez que teve a oportunidade de trabalhar em vários países onde a língua francesa convivia com outros idiomas. Nesse evento, falaremos sobre o que é ser francófono e como a língua francesa influenciou sua vida pessoal e profissional.

Cine-conversa “Maioria Oprimida”

Sábado, 20 de março, às 15h

Dirigido por Eléonore Pourriat, Maioria Oprimida (2010) coleciona 15 milhões de visualizações no Youtube oficial do filme que retrata um dia na vida de um homem num mundo invertido, dominado por mulheres, mostrando desde situações comuns até abordagens mais violentas alimentadas pelo sexismo. Éleonore também dirige uma versão longa desse mundo invertido em Eu Não Sou Um Homem Fácil, na Netflix. O debate com a diretora é mediado por Bruna Rangel, editora de conteúdo, autora e colunista do @naomekahlo, coautora do livro #MeuAmigoSecreto: feminismo além das redes. Transmissão via symplastreaming (Zoom), tradução simultânea FR/BR e Libras (200 lugares disponíveis).

Este evento é apresentado por Ticket, uma marca Edenred, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura, Prefeitura Municipal de São Paulo e realizado pela Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Contação de histórias – A Força Da Palmeira – Com Felipe Michelini

Domingo, 21 de março, às 11h

A Força da Palmeira é um conto de transmissão oral, que vem passando de geração em geração ao longo dos anos, nos levando para uma viagem ao Magrebe, região no norte da África. Na história, conhecemos uma Palmeira e sua busca por criar raízes fortes e profundas, além da resiliência em superar os obstáculos impostos a ela, tornando-se uma Palmeira grande, frondosa e saudável. Com mediação do arte educador Felipe Michelini, a contação traz uma proposta artística que convida quem está assistindo a explorar texturas na arquitetura que o cerca e ainda criar um desenho usando a técnica frotagem.

Este evento é apresentado pela Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pro-Mac, São Paulo Capital da Cultura, Prefeitura Municipal de São Paulo e Ticket, uma marca Edenred

Leitura de peça teatral seguida de debate com Grupo TAPA

Terça-feira, 23 de março, às 19h

Leitura seguida de debate do clássico de Jean-Paul Sartre Entre Quatro Paredes com os atores Clara Carvalho, Mariana Muniz, Daniel Volpi, Sergio Mastropasqua, e direção Eduardo Tolentino de Araújo. A peça traz os personagens presos em uma sala que representa o inferno. Não existem espelhos, nem janelas, nem portas. A trama traz uma reflexão sobre o vazio da vida e a falta de esperança.

Ateliê “O País Basco Francês”

Quarta-feira, 24 de março, às 19h

Fiona Giry-Gonzalez, responsável pelos recursos digitais dos cursos da Aliança Francesa de São Paulo e oriunda do País Basco francês, propõe uma viagem cultural pela sua região.

30 vagas disponíveis para uma maior interação com o público, nível A2 mínimo (ateliê será ministrado em francês) – recomendamos o uso de um computador para melhor aproveitamento da atividade.

Dança – Platô com iN SAiO Cia. de Arte

Quinta-feira, 25 de março, às 19h

Criação inspirada no livro Variações sobre o corpo, obra do filósofo francês Michel Serres, Platô é um espetáculo de dança contemporânea criado e interpretado por Claudia Palma e Armando Aurich, com direção da Claudia, pela iN SAiO Cia. de Arte.

Corpos que se reencontram no tempo e no espaço. Trajetos que se acompanham por muito tempo, desviam e voltam a se tocar. Pensar as diferenças como caminhos traçados. É no cruzamento da textura destes diversos discursos que delicadezas e memórias criam o desejo de outras perspectivas. Não se parte mais de onde parou. É preciso haver inversões, reversões, um outro tempo. “É no cume da montanha que o percurso começa.” (Michel Serres).

Webinar “Lupin: o seriado francês com fama internacional”

Sexta-feira, 26 de março, às 19h

Neste bate-papo, Vanessa Ferreira, Professora na Aliança Francesa de São Paulo, youtuber e proprietária do canal ‘França Mon Amour’, propõe uma descoberta e uma análise do seriado Lupin com o ator favorito francês, Omar Sy, através dos personagens, das expressões, do paralelo entre os livros e o seriado. A produção está prestes a passar o nível de audiência da La Casa De Papel!

SERVIÇO

Atividades da Francofonia pela Aliança Francesa de São Paulo

De 19 a 26/03/2021 (horários variados) Programação completa no site: www.sympla.com.br/aliancafrancesasp

Todas as atividades são on-line e gratuita