xavier-machault-_-martin-debisschop-2-credit-thibault-lefebure-copy-0

Duo francês traz proposta multilinguagem em turnê ao Brasil

Mistura de música experimental, rock, improvisos e poesia é a marca da passagem da dupla por 5 cidades brasileiras no mês da Francofonia

SINOPSE

Março é um mês de festa para os falantes e apaixonados pela língua francesa – dia 20 é comemorado o Dia Internacional da Francofonia. Em meio a várias propostas culturais, a Aliança Francesa promove a vinda do duo Xavier Machault e Martin Debisschop que passam por Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Rio de Janeiro e Niteroi. 

 

Movida pelo mesmo desejo de experimentação e pesquisa sonora e textual, a turnê brasileira será uma oportunidade para apresentar duas propostas artísticas e musicais: 

 

Um concerto em que propõem brincar com códigos, fazendo uma ponte entre um rock cru e minimalista e uma música francesa intimista e suspensa, resultando numa viagem singular. 

 

Chaise longue, poésie et musique (Espreguiçadeira, poesia e música) é um projeto para quatro espectadores sentados em uma ‘chaise longue’, usando fones de ouvido. Xavier Machault & Martin Debisschop oferecem uma seleção de textos escritos por poetisas e poetas francófonos, com música minimalista e improvisada. Um momento fora do tempo em que basta sentar, fechar os olhos e deixar-se embalar por alguns minutos, o tempo de um poema. 

 

Sobre XAVIER MACHAULT & MARTIN DEBISSCHOP 

 

Há quinze anos, o autor e cantor francês Xavier Machault não pára de multiplicar suas colaborações artísticas com compositores e instrumentistas de música improvisada, jazz e/ou rock. Essas parcerias possibilitam a criação de projetos singulares, em estéticas pouco presentes no panorama da canção francesa. Em 2017, ele conhece Martin Debisschop, artista de Grenoble (França) que desenvolve uma sonoridade diferente entre o rock e a música experimental. Martin busca texturas e espaços sonoros, através da prática da guitarra preparada. Juntos criam uma reinterpretação de L’Incendie, disco de Brigitte Fontaine & Areski, cujo repertório vão apresentar quase uma centena de vezes na França e na Bélgica.  

SERVIÇO

15/03 show presencial

Show de Xavier Marchault + Martin Debischopp (FR)

Terça-feira 15 de março às 20h

Teatro Aliança Francesa (Rua General Jardim, 182 – metrô República)

Gratuito – retirada de ingresso 1h antes do show no local

 

 

Obrigatórios uso de máscara e apresentação da carteirinha de vacinação com 2 doses (decreto municipal Nº 60.989, DE 06/01/2022)