Diálogos Transversais #12 – A civilização do tomate – uma geopolítica da junk food

O diretor e jornalista Jean-Baptiste Malet, vencedor do Prêmio Albert Londres de jornalismo investigativo, exibe o documentário "O Império do Ouro Vermelho" seguido de debate com convidados.

SINOPSE

logodebate

Na segunda edição de 2019, o Diálogos Transversais #12 recebe o diretor e jornalista francês Jean-Baptiste Malet, vencedor do Prêmio Albert-Londres de jornalismo investigativo, para debater sobre como uma banal lata de extrato de tomate contém dois séculos de história do capitalismo.

O evento acontece no dia 3 de setembro, terça-feira, às 19h00. Além de Jean-Baptiste Malet, contaremos com a presença do Silvio Caccia Bava, editor-chefe do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, e presença da Editora Vestigio | Grupo Autentica que acaba de traduzir e lançar o livro homônimo no Brasil.

O evento terá a exibição do documentário L’Impire l’or Rouge (O Império do Ouro Vermelho), direção de Malet, e em seguida a jornalista fará uma conversa com o público mediada por Silvio Caccia. O encontro conta com tradução simultânea, além de intérprete de libras.

O projeto Diálogos Transversais tem como objetivo cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros. Os encontros abordam temas atuais no país e no mundo, como a crise de refugiados e a gestão de ações culturais no design e museografia.

 

Sobre o documentário
O Império do Ouro Vermelho
França, 2017, 54 min.
Diretores : Jean-Baptiste Malet e Xavier Deleu

Sinopse
A fruta mais consumida do mundo tem uma história não contada. A industrialização do humilde tomate precedeu a economia globalizada que se seguiria. Agora é uma commodity como trigo, arroz ou gasolina. A capacidade do tomate de criar produtos fortemente identificáveis, como ketchup, molho de pizza, sopas, molhos, bebidas ou pratos congelados, é imbatível. Já em 1897, dez anos antes de Ford começar a produzir carros em massa, a Heinz convertia tomates em latas padronizadas de purê. Ela foi uma das primeiras empresas a entender o poder da marca. A Heinz baniu os sindicatos, impôs padrões uniformes de produção e estabeleceu laboratórios genéticos que asseguraram plantações de tomate idênticas em todo o mundo.

 

Sobre Jean-Baptiste Malet
Nasceu em 1987 em Toulon. Jornalista investigativo, é colaborador do jornal Le Monde Diplomatique. Escreveu vários livros e documentários, incluindo uma reportagem polêmica sobre a gigante Amazon (En Amazonie, Fayard, 2013) que provocou muitas discussões sobre a precariedade das condições de trabalho dos funcionários da empresa americana. Sua recente investigação sobre a geopolítica da pasta industrial de tomate (O império do ouro vermelho, Fayard, 2017), traduzida em vários idiomas, foi recompensada com o Prêmio do Livro Albert-Londres em 2018.

Sobre João Peres

É jornalista, foi editor da Rede Brasil Atual entre abril de 2009 e novembro de 2014, após passagens pelas rádios Jovem Pan AM e BandNews FM. Nos últimos anos tem se dedicado a investigar o setor privado, culminando com o lançamento de Roucos e sufocados e da página O Joio e O Trigo, especializada em política alimentar.

 

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA
Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

 

Este evento é possível graças a
Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas
Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred
Parceria: SESC, Editora Vestígio, Le Monde Diplomatique Brasil, TV5 Monde, Air France
Realização: Aliança Francesa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal

SERVIÇO

Diálogos Transversais #12 – A civilização do tomate – uma geopolítica da junk food

Exibição do documentário –  O Império do Ouro Vermelho – e debate com o diretor e jornalista Jean-Baptiste Malet (FR)

> Dia 3 de setembro
>>
Debate com participação de Silvio Caccia (BR), do Le Monde Diplomatique
Tradução simultânea para o português e tradução em Libras.

Horário: às 19h00
Classificação: Livre
Local: Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim,182
Evento Gratuito
Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria
Sujeito à lotação da casa (230 lugares)

 

> Dia 4 de setembro, quarta-feira
>> Debate com participação de João Peres (BR), jornalista e editor em O Joio e O Trigo
Tradução simultânea para o português/francês.
Horário: às 19h00
Classificação: Livre
Local: Centro de Pesquisa e Formação – Sesc São Paulo
Evento Gratuito. Informações e inscrições: sescsp.org.br/cpf ou Telefone:(11) 3254-5600

 

INGRESSOS

Evento Gratuito.
Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria.
Sujeito à lotação da casa (230 lugares).