banner-site-teatro-evento-dialogos-tranversais13

Diálogos Transversais #13- O futuro das relações França-Brasil

Encontro no Teatro Aliança Francesa aborda o futuro das relações França-Brasil.

SINOPSE

Com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros, a série de encontros Diálogos Transversais chega com sua 13ª edição com o tema O Futuro Das Relações França-Brasil.

O evento acontece no dia 15 de outubro, terça-feira, às 19h30, no Teatro Aliança Francesa, com entrada gratuita, além de tradução simultânea FR/BR e Libras.

Para a conversa, estarão presentes Pedro Dallari (advogado, coordenador do Centro Ibero-americano (CIBA-USP) e membro da Comissão de Direitos Humanos) e Stéphane Witkowski, (especialista das atualidades latino-americanas, conselheiro do Instituto de Altos Estudos da América Latina IHEAL, Universidade Sorbonne Nouvelle).

A mediação é de Renato Janine Ribeiro, professor de filosofia, escritor e colunista brasileiro.

 

stephane_witkowski_rfi

Sobre Stéphane Witkowski

Stéphane WITKOWSKI consagra a maior parte da sua carreira às relações entre a Europa e a América Latina. É consultor independente, especializado em consultoria e assessoria às empresas francesas e latino-americanas interessadas pelo desenvolvimento de atividades internacionais (RETIA LATINA, BALE CONSEIL). Percorreu diversos países e suas universidades falando sobre o lugar da França na América Latina e sobre as estratégias de empresas francesas na região. Promove sessões de formação interculturais (para expatriados: diretores e colaboradores de empresas) que visam a melhor maneira de se aproximar dos vários países da América Latina. Preside o Conselho de Gestão e o Conselho de Orientação Estratégica do Instituto dos Altos Estudos da América Latina (IHEAL / Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle); membro do Conselho de Orientação do Centro de Estudos e Pesquisas «América Latina – Europa» (CERALE / ESCP-Europe); membro da Tribuna das Economias latino-americanas (TELA) da Maison da América Latina. Delegado «Parceiro» do Instituto das Américas presidido por Jean-Michel BLANQUER e vice-presidente da comissão «América Latina e Caribe» dos Conselheiros do Comércio Exterior da França.  Obteve seu diploma no ILERI (Instituto de Livres Estudos de Relações Internacionais) e no IFP (Instituto Francês de Imprensa – Paris II – Assas), com mestrado em ciências políticas da Universidade de Paris (Paris II – Assas). Fluente em espanhol e português (morou 5 anos no Brasil). Participa com frequência na mídia francesa como convidado especialista das atualidades latino-americanas.

 

pedro-dallari

Sobre Pedro Dallari

Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, desde 2002, é professor na USP. Foi diretor do Instituto de Relações Internacionais e é atualmente coordenador do Centro Ibero-americano (CIBA-USP) e membro da Comissão de Direitos Humanos. Com intensa atividade pública no Brasil e no exterior, exerceu mandatos parlamentares entre 1989 e 1999. De 2004 a 2008, foi juiz e presidente do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). De 2013 a 2014, foi membro e coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Autor de livros e artigos nas áreas de Direito Internacional e Relações Internacionais, desenvolve atividades de pesquisa relacionadas à evolução do Direito Internacional no contexto do processo de globalização e na perspectiva da configuração de mecanismos de governança internacional.

 

RENATO JANINE RIBEIRO

Sobre Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política.  Foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015.  Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1984.  Foi representante dos Professores Titulares da USP no Conselho Universitário. Tem 89 capítulos de livros e 18 livros editados. Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 11 trabalhos em anais de eventos e 18 prefácios e/ou posfácios.  Orientou 16 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, além de um trabalho de iniciação científica em Filosofia.  Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015).  Presidiu o I Congreso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca (2008).  Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, e depois apresentados na TV Globo, sendo a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda, também de 6 programas, sobre Liberdade.  Foi consultor do Novo Telecurso, para a disciplina de Filosofia. Atua na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria política.  Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-7), do Conselho da SBPC (1997-9), secretário da SBPC (1999-2001).  Como Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (2004-8), dirigiu em 2004 e 2007 as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil.  Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP, e pertenceu à Comissão de Atividades Acadêmicas e ao Conselho de Ética da mesma Universidade.  No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim.  Também é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.  Em suas atividades profissionais interagiu com cinco colaboradores, co-autores de trabalhos científicos seus. Em seu CV Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Thomas Hobbes, democracia, filosofia política, Brasil, filosofia, política, república, teoria política, Inglaterra e universidade.

 

Este evento é possível graças a Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas.
Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred.
Parceria: TV5 Monde, Air France.
Realização: Aliança Francesa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal.

SERVIÇO

Diálogos Transversais #13

TEMA: O futuro das relações França-Brasil
Terça-feira 15/10 às 19h30

Teatro Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182 (metrô República)
Entrada gratuita. Tradução simultânea FR/BR e Libras.
Mais detalhes em www.teatroalianacafrancesa.com.br | Telefone 11 3572.2379

 

INGRESSOS

Evento Gratuito. Tradução simultânea FR/BR e Libras
Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria.
Sujeito à lotação da casa (230 lugares).

Não é permitido fotografar e filmar dentro da sala espetáculo.
Não é permitida a entrada de alimentos na sala de espetáculo.