Diálogos Transversais #11 – Um mundo em movimento

Premiada documentarista francesa Anne Poiret participa de debate sobre refugiados no Teatro Aliança Francesa.

SINOPSE

Em sua primeira edição de 2019, o Diálogos Transversais #11 recebe a jornalista e documentarista francesa Anne Poiret, vencedora do Prêmio Albert-Londres, para debater sobre a vida nos campos de refugiados e o papel do jornalismo de reportagem na narração dessas histórias.

O evento acontece no dia 8 de abril, segunda-feira, às 19h30. Os convidados da vez são a jornalista e escritora francesa Anne Poiret, e Cristiano Navarro, jornalista e editor do Le Monde Diplomatique Brasil.

O evento terá a exibição do documentário Bienvenue au Refugistan (Bem-vindo ao Refugistão), direção de Anne Poiret, e em seguida a jornalista fará uma conversa com o público mediada por Cristiano Navarro. O encontro conta com tradução simultânea, além de intérprete de libras.

O projeto Diálogos Transversais tem como objetivo cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros. Os encontros abordam temas atuais no país e no mundo: de questões ambientais , debates sobre saúde às crises migratórias.

 

 

Sobre o documentário Bienvenue au Refugistan

Sinopse
Quase 17 milhões de pessoas – refugiados, deslocados ou migrantes – vivem em acampamentos, um país virtual do tamanho da Holanda. O filme nos conduz a uma investigação sobre esse gigante dispositivo que combina as preocupações humanitárias e a gestão dos “indesejáveis”, o tipo de imigrante que os países ricos não querem a qualquer preço.

No documentário, a autora pergunta o porquê e de que maneira os campos de refugiados, originalmente planejados para serem temporários, sobrevivem por décadas. A conversa questiona os processos migratórios no século 21 e as dinâmicas de exclusão que os atravessam.

Clique aqui para ver o trailer do documentário.

 

 

 

 

 

anne-poiret09

Sobre Anne Poiret

Anne Poiret venceu o Prix Albert Londres, o principal prêmio do jornalismo francês, em 2007 por Muttur: Um Crime Contra o Humanitário, produz documentários há 15 anos como Meu País Fabrica ArmasSíria: Missão ImpossívelSudão Do Sul: Fábrica De Um EstadoNamíbia: O Genocídio do Segundo ReichReconstruir Mossul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Cristiano Navarro

Cristiano Navarro é jornalista e cineasta. Como jornalista, Navarro passou por diversas redações e hoje é editor do Le Monde Diplomatique Brasil e apresentador do podcast Guilhotina. Como cineasta,  seu filme mais premiado,  À Sombra de um Delírio Verde (Un Monde Moins Vert  – https://vimeo.com/32553546), venceu e foi apresentado em festivais em países da África, América, Ásia e Europa.

 

SERVIÇO

Diálogos Transversais #11 – Um Mundo em Movimento

Exibição do documentário – Bienvenue au Refugistan
2016, França, direção de Anne Poiret, 71 minutos
Legendas em português

Conversa com Anne Poiret (FRA) e Cristiano Navarro (BRA)
Tradução simultânea para o português e tradução em Libras.

Dia: 8 de abril
Horário: às 19h30
Classificação: Livre
Evento Gratuito
Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria
Sujeito à lotação da casa (230 lugares)

INGRESSOS

Evento Gratuito.
Retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria.
Sujeito à lotação da casa (230 lugares).

Não é permitido fotografar e filmar dentro da sala espetáculo.
Não é permitida a entrada de alimentos na sala de espetáculo.