CYRANO DE BERGERAC – FVCF

Festival Varilux de Cinema Francês 2019

SINOPSE

O Festival Varilux de Cinema Francês acontece de 6 a 19 de junho em todo país e o Teatro Aliança Francesa participa pelo segundo ano seguido oferecendo sessões diárias com os filmes do festival. A edição de 2019 conta com 16 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e 1 clássico.

Em 2018, o Festival Varilux de Cinema Francês atingiu quase todo o Brasil, tendo passado por 88 municípios, 118 salas e consumido por um público de 172 mil pessoas de todas as idades. No ano em que comemora 10 anos, o festival alcança marca de um milhão de espectadores.


CYRANO DE BERGERAC

 

De Jean-Paul Rappeneau
Com Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber
Classificação indicativa : livre

 

1990 – Comédia dramática – 2h15

QUA 05/06

16h00  *sessão gratuita

 

 

 

Sinopse

Poeta sentimental, filósofo emotivo e dualista hábil, Cyrano é apaixonado pela bela Roxanne,  mas não a paquera por vergonha do seu grande nariz. Ao invés disso, ele escreve cartas de amor para o lento, mas charmoso Christian para que ele conquiste a mão da donzela. Ela acaba se apaixonando perdidamente pelo autor, mas não sabe que foram escritas pelo Cyrano.

 

Marco da cinematografia francesa, “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau, é o clássico do Festival Varilux de Cinema Francês deste ano. Inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. O filme, de 1990, já foi visto por cerca de 4, 8 milhões de espectadores na França e por 1,700 milhão no estrangeiro.

“Cyrano de Bergerac” acumulou diversos prêmios pelos festivais onde passou. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 1991, além das indicações para Melhor Ator (Depardieu), Melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte e Maquiagem. Em Cannes, o protagonista levou o troféu de Melhor Ator em 1990. No Globo de Ouro, em 1991, a produção venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro. E recebeu dez estatuetas do César, prêmio mais importante francês, entre elas as de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor.

O roteirista Jean-Claude Carrière e o diretor Rappeneau se dedicaram à adaptação da peça para o cinema. E relembram: “Não podíamos nos contentar apenas com imagens da peça. Queríamos dar a essa história que amávamos a dinâmica e a tensão de um filme.

A verdadeira aposta, é que os personagens falam em verso”. Rappeneau acrescenta: “Os versos não podiam ser martelados demais, mas não deviam sumir totalmente, para não se perder a musicalidade. Era preciso evitar o estatismo e dizer os versos no movimento. Foi Depardieu, com seu gênio inigualável, que soube fazer isso primeiro e serviu de modelo a todos os outros”. No elenco estão ainda Anne Brochet, Vicent Perez, Jacques Weber Na trama, Cyrano (Gérard Depardieu) ama escondido sua prima, Roxane (Anne Brochet), mas não ousa se declarar, pois pensa que sua feiura vai repulsá-la. Essa última, tomando Cyrano por seu confidente, confessa seu amor por um soldado, Christian (Voncent Perez), e o faz prometer protegê-lo. Consciente da sua falta de capacidade, Christian consegue que Cyrano escreva por ele suas cartas de amor à linda Roxane.

SERVIÇO

FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2019

CYRANO DE BERGERAC – PRÉ ESTREIA FESTIVAL VARILUX

Dia: quarta, 05/06
Horários: às 16h
* FILME EM FRANCÊS E LEGENDADO
Capacidade: 226 lugares + 4 PNE
Local: Teatro Aliança Francesa

INGRESSOS

Evento Gratuito
Retirada de ingressos 1h antes do início da sessão na Bilheteria do Teatro Aliança Francesa.

Não é permitido fotografar e filmar durante o espetáculo.
Não é permitida a entrada de alimentos na sala de espetáculo.