051021_clube-lit-francesa_face_tw

CLUB DE LECTURE

SINOPSE

O projeto é uma união da Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo e terá uma série de encontros mensais de junho a novembro, sempre na última terça do mês, para falar sobre uma obra de língua francesa publicada no Brasil.

O novo clube de leitura é iniciativa da Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo. A participação é gratuita, via Zoom, com inscrições pela plataforma de eventos Sympla. O projeto terá uma série de encontros mensais, de junho a novembro, sempre na última terça do mês, para falar sobre uma obra literária de língua francesa publicada no país. Na pauta estarão livros de diferentes países, clássicos e contemporâneos, e de múltiplas sensibilidades, refletindo a grande diversidade da produção em língua francesa nos dias de hoje e a relevante presença dessas obras nas livrarias brasileiras.

A cada encontro, uma grande leitora ou grande leitor como Itamar Vieira Junior — escritores, artistas, críticos literários — vão compartilhar suas impressões de leitura com os participantes, que poderão interagir com o convidado. Em alguns encontros haverá a presença do autor do livro, com tradução simultânea. A curadoria é de Vincent Zonca, do Escritório do Livro da Embaixada da França; Livia Carmona, Gerente Cultural da Aliança Francesa, e Paulo Werneck, editor da Quatro Cinco Um, que também participam do encontro.

O propósito do Club é que os interessados possam fazer a leitura da obra divulgada e, em seguida, venham para uma discussão e ampliem o acesso a este universo literário. A leitura prévia do livro é recomendada, mas não é obrigatória.

O Club de Lecture se articula com uma ação mais ampla de divulgação da literatura em língua francesa publicada no Brasil, realizada pela Quatro Cinco Um com apoio da Embaixada da França. Além dos encontros realizados na Aliança Francesa, o projeto inclui um espaço editorial dedicado aos livros francófonos que ganham edição brasileira, com resenhas, reportagens, entrevistas e ensaios, e uma newsletter temática que agrega conteúdos sobre literatura e livros em língua francesa, voltada aos leitores brasileiros. O acesso a todos os conteúdos é gratuito.

Programação

“As Inseparávéis” de Simone de Beauvoir – Conversa com Itamar Vieira Júnior

Quando: 29 de junho – toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h

 

“Um País para morrer” de  Abdelah Taïa – Conversa com Abdelah

Quando: 27 de julho – toda última terça-feira do mês, de julho a novembro
Horário: 19h

 

“Os Anos” de  Annie Ernaux – Conversa com Marília Garcia

Quando: 31 de agosto – toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h

 

“O Fim de Eddy” de Édouard Louis – Conversa com Francesca Angiolillo

Quando: 28 de setembro – toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h

 

“Herança” de Miguel Bonnefoy – Conversa com Julián Fuks

Quando: 26 de outubro – toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h

 

“O ventre do atlântico” de Fatou Diome – (convidado a definir)

Quando: 30 de novembro – toda última terça-feira do mês, de junho a novembro
Horário: 19h

 

SERVIÇO

Serviço: 

Club de Lecture  

Quatro Cinco Um + Embaixada da França + Aliança Francesa de São Paulo 

Quando:  toda última terça-feira do mês, de junho a novembro 

Horário: 19h 

Duração: 90 minutos 

Participação gratuita, inscrição prévia (vagas limitadas) no site 

www.sympla.com.br/aliancafrancesasp  

(Plataforma: Zoom – symplastreaming)