Cine Conversa – Lola Pater

Teatro Aliança Francesa exibe filme e conversa sobre mundo LGBTQIA+ na Mostra Árabe de Cinema

SINOPSE

Pelo segundo ano consecutivo, a Aliança Francesa promove e apoia as atividades da Mostra Árabe de Cinema. No dia 28 de agosto, quarta-feira, 19h30 será realizado o Cine Conversa no Teatro Aliança Francesa, exibindo o longa Lola Pater seguido de um debate com o público, conduzido por Brunna Valin, militante e ativista do movimento LGBTQIA+. A entrada é gratuita com ingressos disponíveis uma hora antes na bilheteria.

No filme, após a morte de sua mãe, o jovem Zino, de 27 anos, decide procurar por seu pai, que há 25 anos abandonou a família e voltou para a Argélia. Porém, o protagonista descobre que o pai nunca voltou para o seu país natal, e que agora se chama Lola.

Brunna Valin, que conduz o debate após a exibição, é militante e ativista no Movimento LGBTI+. Cursa, atualmente o último semestre de Ciências Sociais. Coordena o GT de Travestis, Transexuais, Intersexuais e pessoas Não Binários da Associação da Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo e colabora no Grupo Pela Vidda/ SP.

Para mais informações sobre a programação da Mostra: https://mundoarabe2019.icarabe.org/inicio

 

 

FICHA TÉCNICA

Título original: LOLA PATER
Direção: Nadir Moknèche
Roteiro: Nadir Moknèche
Produção: Bertrand Gore
Música: Pierre Bastaroli
Gênero: Drama
Fotografia: Jeanne Lapoirie
País: França
Ano: 2017
Duração: 95 minutos
Classificação: 14 anos
Elenco: Fanny Ardant, Tewfik Jallab, Nadia Kaci

 

SINOPSE
Após a morte de sua mãe, o jovem Zino, de 27 anos, decide procurar por seu pai, que há 25 anos abandonou a família e voltou para a Argélia. Porém, Zino descobre que o pai nunca voltou para o seu país natal, e que agora se chama Lola.

 

Sobre o Cine-Conversa

Lançado durante o Festival Varilux de Cinema Francês, em 2017, o Cine-Conversa concretiza um antigo desejo da Aliança Francesa em transformar o espaço do Teatro em um cine-teatro, promovendo não só mais uma linguagem artística, mas também trazendo novamente para a rua a sala de cinema que ficou hoje praticamente restrita a centros comerciais.

Fazer cinema nesta sala, tão importante historicamente, vai também ao encontro desses esforços de resistência, da possibilidade de ocupar a rua e o Centro de São Paulo com uma programação cultural de qualidade, voltada ao audiovisual e ao debate qualificado sobre temas da contemporaneidade que mobilizam as questões humanas no século XXI. A Aliança Francesa já deu espaço para filmes franco-árabes em 2018, onde um ciclo inteiro do projeto Cinéclub foi dedicado a essas produções.

 

Mostra Árabe de Cinema

Com exibições programadas ao longo dos meses de agosto e outubro no SESC e CCBB, respectivamente, a Mostra propõe não apenas expor a complexidade desse universo representativo das múltiplas sociedades do Mundo Árabe, mas ser um precioso meio de levar aos espectadores brasileiros um conhecimento mais apurado e justo sobre uma cultura milenar tão notável à história.

 

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA
Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

 

Este evento é possível graças a
Lei de incentivo à cultura e conta com o patrocínio da Accor Hotels, Société Générale e BNP Paribas
Apoio: Ticket serviços, uma marca do grupo Edenred
Parceria: TV5 Monde, Air France
Realização: Mostra Árabe de Cinema, Aliança Francesa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Governo Federal

SERVIÇO

CINE Conversa #5 – ‘Lola Pater’

Exibição do filme “Lola Pater”
Após o filme bate-papo com Brunna Vilan

Dia: 28 de agosto
Horário: 19h30
Duração: 95 minutos
Evento gratuito. Retirada de ingressos 1h antes.
Filme legendado em português.
Local: Teatro Aliança Francesa
Sujeito à lotação da casa (224 lugares).

INGRESSOS

Evento gratuito.
Retirada de ingressos 1h antes do início do evento na Bilheteria do Teatro. Limitado a 2 ingressos por pessoa.