debate-alimentacao-capa-facebook

A alimentação no Brasil e na França: aspectos sociais e culturais

Aliança Francesa debate aspectos sociais e culturais na alimentação em evento gratuito e on-line

SINOPSE

A discussão gira em torno das perguntas o que comemos, como comenos, porque comemos, quando comemos, onde comemos e como essas respostas estão permeadas pela nossa cultura, entorno social, sociedade e política à que somos submetidos desde a nossa concepção.  

 

A definição do que é uma refeição, os alimentos que a compõem, a estrutura alimentar (número de vezes, horários, etc.), as modalidades (local, contexto de ingestão alimentar, etc.), mas também as formas de comer variam enormemente de uma cultura para outra e entre grupos sociais dentro da mesma cultura.  

 

Desde o inico da pandemia de Covid-19 temos visto o quanto a alimentação e os sistemas alimentares têm sido afetados. Neste encontro com Ligia Amparo e Jean Pierre Poulain, falaremos das diferenças da alimentação e do sistema alimentar no Brasil e França, e como a pandemia tem afetado o comportamento alimentar nos dois países”, comenta a curadora e mediadora Juliana Grazini 

 

No debate, será utilizado o recurso de tradução simultânea que permite que cada participante escolha a língua que deseja ouvir – francês ou português. Além das falas dos debatedores, haverá um momento para as perguntas que poderão ser enviadas pelo chat ou colocadas diretamente, alimentando a discussão.  

 

Todo o evento será gravado e disponibilizado posteriormente no canal youtube do Teatro Aliança Francesa, com legendas em português, integrando o acervo de vídeos de debates que vem sendo construído desde 2018 com temáticas diversas de interesse da sociedade. 

 

Sobre os debatedores: 

Ligia Amparo (Brasil) é Professora Associada da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, é Mestrado em Medical Education – University of Dundee (1998), e Doutora em Ciências Sociais, com concentração em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou Doutorado Sanduíche na Centre des Études Transdisciplinaires Sociologie, Anthropologie, Histoire na École des Hautes Études en Sciences Sociales CETSAH/ EHESS, França. 

 

Jean Pierre Poulain (França) é sociólogo e antropólogo, professor da Université de Toulouse Jean JaurèsChair of Food Studies na Taylor’s Toulouse University Center (Malaysia) e autor do livro Sociologia da Alimentação e Sociologia da Obesidade (editora Senac), dentre outros, colabora com a Verakis desde 2010. 

INGRESSOS

 

A Alimentação no Brasil e Na França: Aspectos Sociais e Culturais no Aliança Francesa Brasil

Terça-feira 1º de dezembro às 13h

Transmissão gratuita com tradução para o português e Libras.

Inscrição e acesso pela sympla

 

 

Este evento é possível graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Société Générale, parceria da TV5mondeEdu, realização da Verakis, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal