A Milionária

Estreia no dia 15 de agosto, A Milionária, no Teatro Aliança Francesa. O espetáculo faz parte do projeto 2x Shaw e conta com Chris Couto, vencedora do 31º Prêmio Shell de Melhor Atriz, no papel da personagem-título, Epifânia.

SINOPSE

Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa que ao constatar a infidelidade de seu marido, reúne-se com seu advogado para discutir seu provável suicídio. Após reconhecer o fracasso do seu casamento acaba se apaixonando por um médico muçulmano e é obrigada a enfrentar um desafio para tê-lo para si. Ao traçar o percurso alucinado dessa mulher em busca do amor, o autor desvenda o modo de pensar e agir de uma classe social que tudo pode.

A montagem tem no elenco Chris Couto, vencedora do PRÊMIO SHELL de melhor atriz do ano de 2018 por sua interpretação de Epifânia.

 

 

 

 “Se os faço rir de si mesmos, saibam que minha função como escritor de comédias é corrigir a moral com o ridículo”
– Bernard Shaw

Prêmios: Shell (melhor atriz para Chris Couto)

Indicações: Prêmio do Humor (melhor comédia e melhor atriz para Chris Couto)

A Milionária

Com direção de Thiago Ledier, A Milionária começa com Epifânia, uma das mulheres mais ricas da Europa, reunindo-se com seu advogado para discutir seu provável suicídio. Pretende redigir seu testamento e deixar toda sua fortuna para seu marido, como punição por infidelidade. Seu casamento fora resultado de um desafio. Seu finado pai, por quem Epifânia tem fixação assumidamente edipiana, impôs uma condição: para se casar com ela o marido deveria receber uma quantia inicial razoável e, em seis meses, transformá-la em uma fortuna. O marido, boxeador e esportista, vence o desafio através de manobras financeiras e – ironia suprema – pela produção de uma peça teatral. Apesar disto, Epifânia perde o interesse por ele. Após jogar escada abaixo um amigo que ofendera a memória de seu pai, encontra um médico muçulmano, filho de uma lavadeira, por quem se apaixona. Para sua surpresa, ao propor casamento ao médico, é informada que sua humilde mãe, uma lavadeira, também impôs um desafio como condição à mulher que desejasse desposá-lo: a pretendente deveria receber uma quantia miserável e sobreviver, unicamente através do seu trabalho, durante seis meses. Só assim seria merecedora da mão do filho. Ao aceitar o desafio, Epifânia começa um movimento irresistível, desvendando o modo de agir e pensar de sua classe social, poucas vezes retratada em cena.

A peça pode ser definida como uma comédia didática sobre poder e dinheiro. Shaw já havia se ocupado de maneira aguda destes temas em Casa de Viúvos (1892), Major Bárbara (1905) e Pigmalião (1912). Num cruzamento histórico dramático – que com a Segunda Guerra viria a se tornar trágico – Shaw levou quatro anos para escrever o texto, finalizando o trabalho aos quase 80 anos de idade, em 1936.

Escrito em meados dos anos 1930, o texto de Shaw traz temas muito atuais como a concentração de renda e direitos dos trabalhadores. Reforçando seu estilo dialético, Bernard Shaw segue sem colocar “a verdade” na boca de nenhum personagem e provoca na plateia um quase desconforto ao se ver na posição de aceitar ou não os pontos de vista dispostos no palco.

Sobre Bernard Shaw

Considerado um dos mais importantes dramaturgos de língua inglesa, George Bernard Shaw (1856-1950) é autor de 60 peças, entre elas “Pigmalião”, “Cândida”, “César e Cleópatra”, “O Dilema do Médico”, “O Homem do Destino”, “Volta a Matusalém” e “A Milionária”. Ao longo de sua carreira, encerrada aos 94 anos, ele também trabalhou como jornalista, romancista, crítico de música e teatral e ensaísta.

Avesso a honrarias públicas, Shaw foi, ironicamente, a única pessoa a ter sido premiada com o Nobel de Literatura (1925, por “Santa Joana”) e com o Oscar de melhor roteiro por “Pigmaleão” (1939). Ele aceitou o primeiro prêmio unicamente por insistência de sua esposa, mas, mesmo assim, destinou toda a quantia recebida para a tradução e a difusão das obras de Henrik Ibsen e outros autores escandinavos.

Como crítico teatral, atacou a “bardolatria”, a excessiva reverência à genialidade de Shakespeare. Segundo Shaw, ela paralisava a cena inglesa, restando apenas versões romantizadas das obras do bardo, ou, ainda, dramalhões superficiais criados segundo os ditames da peça bem-feita.

Foi um dos líderes da Sociedade Fabiana, precursor do Partido Trabalhista inglês e um dos fundadores da London School of Economics, até hoje um dos mais prestigiados centros de ensino do mundo.

Sobre Rosalie Rahal Haddad

Consultora Honorária da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI) e Pesquisadora da Cátedra William Butler Yeats de Estudos Irlandeses na Universidade de São Paulo (USP). Fez mestrado e doutorado na USP, na área de estudos anglo-irlandeses e pós-doutorado na UNESP/São José do Rio Preto. Escreveu livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, com destaque para George Bernard Shaw e a Renovação do Teatro Inglês (editora Olavobrás/ABEI), Shaw, o Crítico – da Irlanda para o Brasil (Editora Humanitas/Fapesp), Bernard Shaw’s Novels: His Drama of Ideas in Embryo ( editora Verlag Trier, Alemanha) Bernard Shaw in Brazil, The Reception of Theatrical Productions, 1927-2013 (Oxford e Bern: Peter Lang AG, Internacional Academic Publishers). O projeto 2XSHAW é sua terceira produção teatral sobre a obra do autor irlandês na cidade de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

IDEALIZAÇÃO: Rosalie Rahal Haddad | DIREÇÃO: Thiago Ledier | TRADUÇÃO: Eduardo Tolentino de Araújo e Thiago Ledier | ELENCO: Chris Couto, Cy Teixeira, Priscilla Olyva, Alexandre Meirelles, Caetano O’Maihlan, Guilherme Gorski, Lutti Angelelli, Rodrigo Chueri, Sergio Mastropasqua | TRILHA ORIGINAL: Gregory Slivar | CENÁRIO: César Bento | FIGURINOS: Cy Teixeira | LUZ: Nicolas Caratori | OPERAÇÃO DE SOM: Alexandre Martins | OPERAÇÃO DE LUZ: Vitória Pamplona | DESIGN GRÁFICO: Denise Bacellar | GERENCIAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS: Gigi Prade | ASSESSORIA DE IMPRENSA: Pombo Correio | FOTOS: Ronaldo Gutierrez | PRODUÇÃO: Selene Marinho e Sérgio Mastropasqua | PRODUÇÃO EXECUTIVA: Marcela Horta | ADMINISTRAÇÃO: Patricia Pichamonte | REALIZAÇÃO: Círculo de Atores |

SERVIÇO

A Milionária

Temporada: de 15 de agosto a 27 de setembro
Horários: quintas e sextas às 20h30
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 100 min
Ingressos:  de R$15 a R$50
Capacidade: 226 lugares + 4 PNE
Local: Teatro Aliança Francesa

INGRESSOS

Quintas R$30,00(inteira) | R$15,00(meia)
Sextas R$50,00(inteira) | R$25,00(meia)

 

►►►Promoções

Combo “2x Shaw” – A Profissão da Senhora Warren e A Milinoária
O Combo “2x Shaw” só poderá ser adquirido na bilheteria do Teatro Aliança Francesa, durante os horários de funcionamento da mesma.

Existem dois tipos de Combo:
*Combo Inteira – Acesso aos 2 espetáculos do Projeto 2x Shaw, para qualquer data
Preço: R$60,00 (R$30,00 por espetáculo)

*Combo Meia – Acesso aos 2 espetáculos do Projeto 2x Shaw, para qualquer data.
Preço: R$30,00 (R$15,00 por espetáculo)

Condições de compra:
– Promoção não é válida para aquisição de ingressos para a mesma peça.
– O cliente deverá escolher a data para os dois espetáculos no momento da compra.
– Não será realizada troca de ingressos. Em caso de desistência, haverá estorno/devolução dos valores.

 

 

Bilheteria do Teatro Aliança Francesa abre somente em dias de espetáculo, 1h antes do início das apresentações.
Vendas pela Internet através do site da Sympla ou da Ingresso Rápido
I
nformações e dúvidas acesse | https://ajuda-bileto-sympla.zendesk.com/hc/pt-br

Não é permitido comer e beber na sala de espetáculo.
Não é permitido filmar e fotografar sem autorização prévia.