banner-jazzfrbr

Jazz Fr|Br 2017

Festival de Jazz
Bandas | Food Trucks | Venda de Vinil
Dia 20 de novembro, Feriado, a partir das 14h.

SINOPSE

logo-pb-jazz-redondo

Aliança Francesa de São Paulo organiza o JAZZ FR/BR com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de músicos brasileiros e franceses, especialistas em jazz, que flertam com outros ritmos. O evento acontece no dia 20 de novembro, segunda-feira, feriado do Dia da Consciência Negra, a partir das 14h.

O intercâmbio França/Brasil também estará presente nos Food Trucks que estarão na calçada em frente ao teatro. Entre eles o especializado em crepes “Do Chef” e o “Arretado Food”, que serve comida típica brasileira. Opções veganas e vegetarianas estarão a cargo do “Morrones” e para quem não resiste a uma sobremesa  teremos o foodbike da “Paula Baker”. Os bons drinks virão na charmosa Kombi do “Cheers”. A Casa Elefante e o Sebo Clepsidra serão os responsáveis pela curadoria da venda dos vinis, livros e CDs, todos com o Jazz como tema. Os três shows são gratuitos e os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início de cada um dos show.

 

Dia todo:

Venda de Livros, Vinis e CD’s

Casa Elefante Sebo Clepsidra

Food trucks | Bike food – gastronomia francesa, brasileira e bebidas
Arretado Food Do Chef Creperia Food Truck Morrones Paula Baker Cheers

 

Programação:

* 14h – Início do evento – Foodtrucks, venda de vinil, cds e livros no hall do teatro + Distribuição de ingressos (1º show)

*15h – 1º show – Bina Coquet Trio

*16h – Aro 20 (trio baixo, piano e bateria) + Distribuição de ingressos (2º show)

*17h – 2º show – Insula – Maher Beauroy & Redha Benabdallah (França)

*18h – Aro 20 (trio baixo, piano e bateria) + Distribuição de ingressos (3º show) 

*19h – 3º show – Mental Abstrato part. Lou Piensa – Artist Page(França/Québec)

 

Sobre as Bandas

BINA COQUET TRIO (BR) – Jazz Manouche

O guitarrista Bina Coquet apresenta sua versão do Jazz Manouche que surgiu na França na década de 1930 nas mãos do guitarrista cigano Django Reinhardt e do violinista Stéphane Grapelli, que formaram o Hot Club De France! Bina Coquet vem de um ano embalado, que começou em janeiro com seu trio no “Django Reinhardt Amsterdam Gypsy Jazz Festival ” onde se destacaram pelo repertório inédito com musicas brasileiras adaptadas ao estilo do Jazz Manouche. Depois se apresentaram em outros festivais na Colômbia e no Brasil, tendo como o mais importante o Festival Internacional de Jazz Manouche de Piracicaba, que já está na sua quinta edição!

Para o Jazz Fr | Br 2017 Bina Coquet convida o violinista Romeno Florian Cristea e o baixista Danilo Vianna, para que juntos interpretem o estilo de Jazz Francês com um toque cigano, e também músicas de seu CD solo “Bina Coquet”, lançado em 2016, onde a música brasileira funde-se ao jazz manouche.

 

INSULA (FR) – Jazz – Homenagem a Frantz Fanon

O duo Insula mistura as sonoridades pertencentes ao Jazz Caribenho e a música Argelina. O grupo é composto por Maher Beauhoy, da Martinca, ao piano, Redha Benabdellah, franco argelino, ao alaúde, e nesta primeira edição do Jazz Fr | Br, contarão também com a presença do percussionista francês Marc Pujol. O projeto musical nasceu com o objetivo de homenagear o pensador e escritor Frantz Fanon, figura central no processo de luta

pela independência da Argélia. Por meio da música, Insula tenta criar um ponto musical comum entre as Antilhas e a Argélia, e assim reaproximar essas duas culturas.

 

MENTAL ABSTRATO CONVIDA LOU PIENSA (FR /BR) – Contemporary Jazz / Hip-Hop / Afro Jazz

A pura essência do hip-hop e do jazz contemporâneo, assim como as raridades da musica brasileira, vem à tona na musicalidade do projeto Mental Abstrato. Formado pelo trio Omig One, Calmão e Guimas Bass, o grupo une performance de músicos convidados a samplers, buscando criar batidas que envolvam e proporcionem uma viagem do mental ao abstrato. O primeiro disco do grupo, “Pure Essence”, foi lançado exclusivamente no Japão com grande reconhecimento internacional. Alguns dos temas, no entanto, foram distribuídos por selos importantes de outros países, como BBE (Alemanha), Far Out Records (Reino Unido), IRMA Records (Itália) e Paris (França). Entre 2015 e 2016, tiveram destaque se apresentado em vários festivais de música, atuando no mesmo palco que Azymuht, Robert Glasper (EUA), Joey Badass (EUA), João Donato, Bocato, Claudya, DJ Nuts, Elza Soares e outros.

LOU PIENSA (Canadá/Québec)

Integrante do projeto Nomadic Massive (Canadá/França), Rapper muito ativo na cena do hip hop internacional desde sua adolescência, Lou Piensa foi envolvido em muitos aspectos do movimento, incluindo rádios, produção musical e produção de eventos. Já viajou muito

com sua música e dividiu o palco com artistas renomados mundialmente, como Common, Wyclef Jean, Dead Prez, K’Naan, Julian Marley e no Brasil trabalhos com Rael Rima e Gaspar Z’Africa Brazil.

 

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

SOBRE A TICKET, GRUPO EDENRED

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 41 anos no País, a empresa é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação. Com abrangência nacional, são mais de 70 mil empresas clientes, mais de 5 milhões de usuários e mais de 320 mil estabelecimentos credenciados. A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes.

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocínio Premium: Edenred/Ticket

Patrocínio: Société Générale

Realização: Aliança Francesa, Festival Varilux de Cinema Francês, Ministério da Cultura – Governo Federal

SERVIÇO

JAZZ FR/BR

Data: 20/11 – Segunda-Feira – Feriado do Dia da Consciência Negra

Horário: das 14h às 20h

 

Programação

*14h Início do evento – retirada de ingressos (1º show) + atrações externas

*15h 1º show – Bina Coquet Trio

*16h Aro 20 (trio baixo, piano e bateria) + retirada de ingressos (2º show)

*17h 2º show – Insula – Maher Beauroy & Redha Benabdallah (França)

*18h Aro 20 (trio baixo, piano e bateria) + retirada de ingressos (3º show) 

*19h 3º show – Mental Abstrato part. Lou Piensa (França/Québec)

 

Duração de cada show: 60 min

Recomendação: Livre

Gratuito

 

INGRESSOS

Gratuito

Retirada de ingressos 1h antes (de cada show) na bilheteria do Teatro.

Limitado a 1 ingresso por pessoa e sujeito a lotação da casa.

Local: Teatro Aliança Francesa

Rua General Jardim, 182 (próx. Metrô República)

Informações: 11.3572.2379