banner-site-teatro-evento-dialogos-tranversais-02

Diálogos Transversais #02 – Mutações e desafios no Oriente Médio

ANIS NACROUR, diplomata francês, ex-representante da União Europeia na Síria, e RENATO JANINE RIBEIRO, professor titular da Universidade de São Paulo na disciplina de Ética e Filosofia Política, abordarão a temática das mutações geoestratégicas e políticas do Oriente Médio.

SINOPSE

A Aliança Francesa de São Paulo organiza o projeto Diálogos Transversais com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros. Os encontros abordam temas atuais no Brasil e no mundo, como a crise de refugiados e a gestão de ações culturais no design e museografia.

O diplomata Anis Nacrour, ex-representante da delegação da União Europeia na Síria até 2016, é o convidado deste segundo encontro, que acontece no dia 9 de outubro, às 20h. Com vasta experiência no mundo árabe, Nacrour participou de missões em Jerusalém e no Yemen e propõe sua visão e compreensão do complexo diálogo entre as culturas e civilizações. Ao seu lado estará Renato Janine Ribeiro, Professor titular de Ética e Filosofia Política da USP e também presidente da Aliança Francesa.

BIOGRAFIAS

Anis Nacrour
Anis Nacrour, palestrante convidado, é originário de Homs, na Síria. Foi representante da União Europeia na República Árabe Síria de setembro de 2013 a agosto de 2016. Enquanto diplomata francês serviu em missões bilaterais em Sanaa, Jerusalém, Paris, Alger, Londres, Manam, Doha e Chicago. Também foi destacado pelo Ministério francês das Relações Exteriores e Europeias para o escritório do Quarteto Representativo para o Processo de Paz no Oriente Médio, ficou a serviço do Ministério francês da Defesa e também do Serviço do Commonwealth e Relações Exteriores em Londres. Anis Nacrour foi testemunha em Beirute e em Damasco das mutações geoestratégicas e políticas do Oriente Médio: “iniciadas com a Primavera Árabe há sete anos, que abriu a caixa de Pandora no mundo árabe, mas também em volta do Mediterrâneo, e que desencadeou a pior crise humanitária desde a II Guerra Mundial. A balança do poder e o formato da região tal como existe há mais de um século estão mudando drasticamente”. Com vasta experiência, Anis Nacrour levou seu olhar e sua análise de homem de ação em suas missões culturais e políticas, em especial em Jerusalém e em todo o mundo árabe Essa contribuição trará, portanto, através da sua dimensão concreta e pragmática, uma perspectiva de insider sobre o difícil e complexo diálogo entre as culturas, as civilizações e os homens.

Renato Janine Ribeiro
Renato Janine Ribeiro é professor titular da Universidade de São Paulo, na disciplina de Ética e Filosofia Política. Foi Ministro de Estado da Educação, de 6 de abril a 5 de outubro de 2015. Concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 1984. Foi representante dos Professores Titulares da USP no Conselho Universitário. Tem 89 capítulos de livros e 18 livros editados.
Publicou 77 artigos em periódicos especializados, 11 trabalhos em anais de eventos e 18 prefácios e/ou posfácios. Orientou 16 dissertações de mestrado e 19 teses de doutorado, além de um trabalho de iniciação científica em Filosofia. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015). Presidiu o I Congreso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca (2008). Concebeu e apresentou duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, e depois apresentados na TV Globo, sendo a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda, também de 6 programas, sobre Liberdade. Foi consultor do Novo Telecurso, para a disciplina de Filosofia.
Atua na área de Filosofia Política, com ênfase em teoria política. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-7), do Conselho da SBPC (1997-9), secretário da SBPC (1999-2001). Como Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (2004-8), dirigiu em 2004 e 2007 as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado do Brasil. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP, e pertenceu à Comissão de Atividades Acadêmicas e ao Conselho de Ética da mesma Universidade. No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim. Também é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP. Em suas atividades profissionais interagiu com cinco colaboradores, co-autores de trabalhos científicos seus.
Em seu CV Lattes, os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: Thomas Hobbes, democracia, filosofia política, Brasil, filosofia, política, república, teoria política, Inglaterra e universidade.

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

SOBRE A TICKET, GRUPO EDENRED

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 41 anos no País, a empresa é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação. Com abrangência nacional, são mais de 70 mil empresas clientes, mais de 5 milhões de usuários e mais de 320 mil estabelecimentos credenciados. A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes.

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Premium: Edenred/Ticket
Patrocínio: Société Générale
Realização: Aliança Francesa, Festival Varilux de Cinema Francês, Ministério da Cultura – Governo Federal

SERVIÇO

Diálogos Transversais da Aliança Francesa
Dia 9 de outubro
Às 20h
Com ANIS NACROUR e RENATO JANINE RIBEIRO

INGRESSOS

Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do teatro.
Com tradução simultânea (Francês-Português e Libras)

RETIRADA DE INGRESSOS A PARTIR DAS 19H NO DIA DO EVENTO | 2 INGRESSOS POR PESSOA