Diálogos Transversais #05 – O museu como lugar de conhecimento

SINOPSE

logodebateA Aliança Francesa de São Paulo organizou durante todo o segundo semestre de 2017 o projeto Diálogos Transversais com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros.

Nesta quinta e última edição do ano, no dia 4 de dezembro, o projeto recebe o francês Adrien Gardère, reconhecido em museografia, e Felipe Chaimovich, Doutor em Filosofia pela USP e curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2007, para discutir o tema “O Museu como Lugar de Conhecimento”.

O Studio comandado por Adrien Gardère presta serviços de museografia-arte que incorpora vários conhecimentos e técnicas da educação, da comunicação e da percepção visual, enriquecendo a forma de apresentação de temas e exibição de objetos para renomados museus do mundo, como o Louvre, em Paris e o Museu de Arte Islâmica, no Cairo. Para conhecer um pouco de seu trabalho, podemos falar do projeto para a Galerie du Temps, a espinha dorsal do Museu Louvre-Lens. O estúdio Adrien Gardère decidiu remover as paredes e oferecer ao público uma perspectiva única sobre a história da arte. Design, luz, layout, circulação: tudo foi projetado para melhorar as obras e deixar ao visitante a liberdade e o prazer de estabelecer um diálogo com elas, uma conversa infinita, reinventados por seus próprios deslocamentos. As paredes são revestidas de alumínio anodizado ligeiramente reflexivo.

O projeto torna todos os seus aspectos visíveis, incluindo o “bastidores” do museu no porão e as reservas genuínas do museu. Logo acima das reservas, o Studio pensou em um espaço de descobertas único na França. Ele apresenta ferramentas inovadoras que possibilitam ao visitante conhecer a “vida secreta” das obras e do trabalho de bastidor do museu.

 

Adrien Gardère 

Parceiro de grandes instituições culturais internacionais e com grandes nomes da arquitetura, seu Studio desenvolveu um savoir-faire sólido e reconhecido em museografia para instituições como o Museu do Louvre e Museu de Artes Decorativas, em Paris, Museu do Louvre-Lens, em Lens, o Kennedy Center for Performing Arts, em Washington, EUA, o Museu de Arte Islâmica, no Cairo, Egito e o National Carpet Museum, em Teerã, no Irã.https://www.studiogardere.com/

 

Felipe Chaimovich 

Doutor em Filosofia pela USP e curador do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2007. Foi curador das exposições 29º Panorama da Arte Brasileira, em 2005, Jardim do Poder, em 2007, Festival Internacional de Jardins do MAM no Ibirapuera, em 2010, Encontros de Arte e Gastronomia, em 2012, Museu Dançante, em 2015, e O impressionismo e o Brasil, em 2017. É autor de Iran do Espírito Santo (Cosac & Naify, 2000) e de “Mirrors of Society: Versailles and the use of flat reflected images” (Visual Resources, 2008).

 

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

SOBRE A TICKET, GRUPO EDENRED

Presente no Brasil desde 1976, a Ticket conquistou a liderança histórica do setor de refeição-convênio, com o Ticket Restaurante, primeiro benefício brasileiro de alimentação ao trabalhador no Brasil e que nasceu no mesmo ano que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho. Nestes 41 anos no País, a empresa é quem possui a maior rede de adquirentes atualmente no mercado (Rede, Cielo, Getnet, PagSeguro, Elavon e Stone) e ampliou seu leque de atuação, com o lançamento de produtos e serviços inovadores e pioneiros nos segmentos de alimentação, transporte, cultura e premiação. Com abrangência nacional, são mais de 70 mil empresas clientes, mais de 5 milhões de usuários e mais de 320 mil estabelecimentos credenciados. A Ticket é parte do Grupo Edenred, líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes.

Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocínio Premium: Edenred/Ticket
Patrocínio: Société Générale
Realização: Aliança Francesa, Festival Varilux de Cinema Francês, Ministério da Cultura – Governo Federal

SERVIÇO

Diálogos Transversais da Aliança Francesa

Dia 04 de Dezembro | às 20h

Diálogos Transversais #5 –

Local: Teatro Aliança Francesa

Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque

Informações: 11-3572.2379 | www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS

Entrada gratuita
Retirada de ingressos 1h antes do início do evento na bilheteria do Teatro. 
Com tradução simultânea (Francês-Português e Libras)