banner-siteteatro-dialogos-transversais

Diálogos Transversais #01

O premiado repórter de guerra e correspondente Grégoire Deniau abre o ciclo no dia 21 de agosto, com seu testemunho sobre a travessia do Mar Mediterrâneo em um barco clandestino com imigrantes tunisianos, em 2005, que gerou o documentário "Traversée Clandestine", vencedor do principal prêmio do jornalismo francês, o Albert-Londres. Deniau é também vencedor do Prêmio Bayeux-Calvados dos correspondentes de guerra e ex-diretor da redação de France 24. Ao seu lado, a jornalista brasileiro Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo) relata suas experiências ao longo dos 15 anos cobrindo relações internacionais e economia global.

SINOPSE

Aliança Francesa de Slogodebateão Paulo lança o projeto Diálogos Transversais com o objetivo de cruzar visões e conhecimentos de especialistas franceses e seus pares brasileiros. Os encontros abordam temas atuais no Brasil e no mundo, como a crise de refugiados e a gestão de ações culturais no design e museografia, e têm entrada gratuita.

O premiado repórter de guerra francês Grégoire Deniau, correspondente de jornais como o Le Monde e vencedor do Prêmio Albert-Londres, abre o ciclo no dia 21 de agosto, às 20h, com seu testemunho sobre a travessia do Mar Mediterrâneo em um barco clandestino com imigrantes tunisianos. Ele aborda o papel do jornalismo no debate de políticas públicas, como no caso da imigração, entre outras, interagindo com jornalistas de instituições brasileiras. Deniau é também vencedor do Prêmio Bayeux-Calvados dos correspondentes de guerra e ex-diretor da redação de France 24.

Ao seu lado, participando do debate, estará Patrícia Campos Mello, repórter especial e colunista da Folha. Patrícia é formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e tem mestrado pela Universidade de Nova York. Nos últimos três anos, esteve algumas vezes na Síria, Iraque, Líbia, Turquia, Quênia e Somália fazendo reportagens sobre refugiados e co-idealizou o projeto Muros do Mundo, que retrata a crise das migrações em quatro continentes. No final do ano, publica pela editora Companhia das Letras o livro “Lua de Mel em Kobani”, sobre a guerra da Síria.

 

+ Exibição do documentário “Traversée Clandestine” (Traversia Clandestina) – 33min, legendas PTBR, áudio FR.


Para participar, faça sua inscrição aqui.


PRÓXIMOS ENCONTROS

O diplomata Anis Nacrour, atual primeiro conselheiro da delegação da União Europeia na Síria, é o convidado do segundo encontro, em outubro. Com vasta experiência no mundo árabe, Nacrour participou de missões em Jerusalém e no Yemen e propõe sua visão e compreensão do complexo diálogo entre as culturas e civilizações. Nas edições seguintes, os Diálogos Transversais 2017 também contarão com a presença de do cineasta François Lévy-Kuentz, especialista em filmes de arte e vencedor do FIFA (Festival Internacional do Filme de Arte) com o filme Yves Klein, la révolution bleue, de 2006, em novembro, além de Adrien Gardère, designer e museógrafo de instituições como o Museu do Louvre-Lens, que vem a São Paulo em dezembro

Com entrada gratuita, os Diálogos Transversais da Aliança Francesa acontecem no Teatro Aliança Francesa às segundas-feiras, às 20h, diversificando a programação do espaço cultural, que conta com as temporadas teatrais,  exibições de filme e shows.

SERVIÇO

21 de agosto, segunda-feira
20h
Com tradução simultânea (Francês-Português e Libras)

Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 (próx. Metrô República)
Informações: 11-3572.2379

INGRESSOS

Entrada gratuita – Inscrições aqui.
Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do teatro
Com tradução simultânea (Francês-Português e Libras)