CINE Conversa #3 – Eles não usam black-tie

Comemorando os 60 anos de estreia da peça "Eles não usam black-tie" de Gianfrancesco Guarnieri, o Teatro Aliança Francesa oferecerá a exibição do filme brasileiro de 1981, assim como uma temporada teatral de releitura da peça de 1958.

SINOPSE

design-sem-nome

Na terceira edição do projeto Cine Conversa de 2018, em confluência com a nossa temporada teatral e parceria com o Le Monde Diplomatique Brasil , exibiremos o filme brasileiro Eles não usam black-tie. Lançado em 1981, o filme tem direção de Leon Hirszman, fotografia de Lauro Escorel e é baseado na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri.

Eles não usam black-tie” debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em polos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores.

Sucesso de bilheteria nos anos 1980, o longa apresenta a história de um casal de namorados, Tião (Carlos Alberto Riccelli) e Maria (Bete Mendes), que decidem se casar ao saber que vão ter um filho. Eles planejam uma nova vida para poder oferecer uma vida melhor para a criança que vai nascer. Neste contexto, um movimento grevista estoura na fábrica onde o casal trabalha em São Paulo e a felicidade deles começa a desmoronar. O movimento acaba dividindo os operários da fábrica. Pensando no casamento e no bem-estar da família, Tião resolve furar a greve e continuar no trabalho. A decisão desagrada seu pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um sindicalista que fora preso nos tempos ditadura militar, e atual líder do movimento. Em torno do conflito entre o pai sindicalista, Otávio, e o filho alienado, Tião, constrói-se uma trama comovente que reflete os efeitos da luta pela sobrevivência no seio da família operária.

A atriz Fernanda Montenegro no papel de Romana, e o ator Gianfrancesco Guarnieri, interpretando Otávio.
A atriz Fernanda Montenegro no papel de Romana, e o ator Gianfrancesco Guarnieri, interpretando Otávio.

Sinopse
Tião, jovem operário, namora Maria, colega de fábrica. Quando toma conhecimento de que ela está grávida, resolve marcar o casamento. Mas eclode uma greve, e Otávio, pai de Tião, veterano líder sindical, adere ao movimento mesmo contrariado. Ao participar dos piquetes em frente à fábrica, entra em choque com a polícia, é espancado e preso. O filho, indiferente ao drama do pai e dos colegas, fura a greve e credita à militância do pai a miséria em que sempre viveram, criando um conflito no interior da família.

Confira o trailer original aqui.

Direção: Leon Hriszman
Gênero: Drama
Ano: 1981
País: Brasil
Duração: 125min

Prêmios
O filme brasileiro conquistou vários prêmios, com destaque para o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981No mesmo ano, a produção foi reconhecida com o Prêmio Grande Coral no Festival de Havana. O longa ainda conquistou o Prêmio Margarida de Prata no Brasil e o prêmio da Crítica no Festival de Cartagena, na Itália. Já o ator Gianfrancesco Guarnieri ganhou o Troféu APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria de Melhor Ator. Em novembro de 2015 o filme entrou na lista da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

CINE CONVERSA

O Cine-conversa é parte de uma ideia mais ampla e antigo desejo da Aliança Francesa em transformar o espaço do Teatro em um cine-teatro, promovendo não só mais uma linguagem artística, mas também trazendo novamente para a rua a sala de cinema que ficou hoje praticamente restrita a centros comerciais. Estar no centro da cidade e resistir ali como um teatro já são grandes desafios. O resultado desse investimento no coração da cidade é visível com o crescimento do interesse pelo público e uma renovação do entorno, com aposta de novos comerciantes instalados recentemente nas quadras próximas.

Fazer cinema também nesta sala, tão importante historicamente, vai ao encontro desses esforços de resistência, da possibilidade de ocupar a rua e o Centro de SP com uma programação cultural de qualidade, voltada ao audiovisual e ao debate qualificado sobre temas da contemporaneidade que mobilizam as questões humanas no século XXI.

SOBRE O TEATRO ALIANÇA FRANCESA

Desde sua criação, em 1964, o Teatro Aliança Francesa destacou-se como um espaço de encontros intelectuais e artísticos entre a França e o Brasil. Ao longo dos anos, importantes nomes da dramaturgia brasileira se apresentaram e foram revelados, como Marília Pêra e Gianfrancesco Guarnieri. Além disso, o espaço já acolheu textos de grandes escritores franceses, como Eugène Ionesco e Molière, e possibilitou residências artísticas, como a do Grupo Tapa, por mais de uma década.

Esse projeto é realizado graças a Lei federal de incentivo à cultura | Patrocínio premium da Ticket Serviços, uma marca do grupo Edenred | Patrocínio Société Générale e BNP Paribas | Apoio Tereos Internacional S.A. | Parceria TV5MONDE Brasil e Air France | Realização Aliança Francesa, Ministério da Cultura, Governo Federal.

FICHA TÉCNICA

Elenco: Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Carlos Alberto Riccelli, Bete Mendes, Anselmo Vasconcelos, Cristina Rodrigues, Fernando Peixoto, Fernando Bezerra, Francisco Milani, Francisca da Conceição, Fernando Ramos da Silva, Flávio Guarnieri, Gilberto Moura, Gésio Amadeu, Jalusa Barcelos, José Araújo, Lélia Abramo, Lizete Negreiros, Mercedes Dias, Milton Gonçalves, Paulo José, Renato Consorte, Rafael de Carvalho, Tony Wilson, Wilson Silva, Antônio de Pieri, Amaury Pinto, Genezio de Barros, Maurício Amalfi, Nelson Xavier, Oduvaldo Brito, Antônio Joaquim da Silva, Walter da Cruz, Aldo Bueno, Almir Ribeiro, Antônio Leite, Antônio Petrin, Eduardo da Conceição, João Acaiabe, Luís Carlos Borges, Ricardo Dias, Cilas Gregório, Israel Pinheiro, João França, Luís Tedax, Leide Câmara, Maria Julia Gomes, Lene Nunes, Maria Letícia Nascimento, Carlos Costa, Dirce Marques, Rosiete Cavalcanti, Teresa Maldonado, Cachimbo. |

SERVIÇO

CINE Conversa

Exibição do filme – Eles não usam black-tie
Dia: 02/08
Horário: 19h30
Brasil| 1981 | 125 min| Drama
Classificação indicativa: 14 anos
Bate-papo após o filme com convidados

 

INGRESSOS

Evento gratuito, retirada de ingressos 1h antes na Bilheteria do Teatro.

Teatro Aliança Francesa
Rua General Jardim, 182 (próx. Metrô República)

Informações | (11)3572.2379

* Não serão permitidos alimentos, câmeras fotográficas e filmadoras no interior da sala.